
Larissa Coelho
Minha passagem na Cia Fênix foi um dos pontos de virada na minha trajetória pessoal e profissional.
Foi durante a minha passagem por lá que absorvi algumas das lições mais importantes que aprendi até agora: a importância da disciplina, das relações pessoais e da construção de uma consciência equilibrada.
Alguns desses aprendizados são normalmente adquiridos de maneira dura, durante os percalços e tropeços da vida. Tive a sorte de tê-los da maneira mais gentil e amorosa possível, através dos ensinamentos da Bia e do Will.
Não me limito a dizer que tive aulas de teatro na Cia Fênix, ainda que essa afirmação não seja mentirosa, mas prefiro falar que vivi o estudo da arte de uma maneira completa e dinâmica.
O que poucos percebem sobre o trabalho artístico é a relevância que ele tem sobre o crescimento pessoal de um indivíduo. Foi através da Fênix que eu desenvolvi novas habilidades, aptidões diversas e expandi os meus objetivos e conquistas para além das fronteiras da minha área de conforto.
Nada mais justo! Afinal, a arte abrange inúmeros conceitos e auxilia no autoconhecimento. É nela que também habitam a estética, a cultura, as formas de expressão, os significados, e o processo do conhecimento.
A Fênix vai mais além, e acrescenta nesse pacote o estudo da mente e de uma arte empreendedora, mais do que nunca essencial pra quem quer se jogar nesse ramo.
Erra quem acha que empreender é fácil. Tudo deve ser pensado, desde o plano de negócios até o marketing, se o objetivo é transformar sua ideia em uma realidade funcional. Na área artística, onde os investimentos do setor público e privado são limitados, a dificuldade é ainda maior.
Quando vejo iniciativas como a Nova Geração de Artistas, tenho a mais plena confiança de que novos lideres do empreendedorismo artístico e cultural estão em formação.
Recomendaria de olhos fechados o trabalho da Fênix, e espero que todos tenham o privilégio de vivenciar os ensinamentos da Bia e do Will, que valem pra uma vida inteira.

Rafael Ribeiro
Eu faço questão de passar aqui para dizer o quanto eu sou grato pela oportunidade de conhecer vocês e a Cia Fênix.
Eu tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas que se transformaram em amigos, praticamente irmãos para mim.
Tive uma das sensações mais gostosas da vida que é ver um projeto nascer, crescer e acontecer, na verdade não um, vários.
Tive a oportunidade ÚNICA de apresentar em um teatro imenso como o Polytheama, cheio de história, um público muuuuito grande.
E também eu sou imensamente grato por viver o teatro
(O que é isso?)
Para mim, viver o teatro é trabalhar para levar ao público mais informação, acalento, empatia, carinho, tudo isso em forma de peça. Ouvir que tal peça fez a pessoa repensar coisas que ela estava fazendo e melhorou com isso.
Mas isso só acontece quando "nossa casa" está arrumada. Só acontece se o ambiente criador é um ambiente agradável, de união, de alegrias, de comunhão!
E tudo isso aconteceu para mim na Cia Fênix e realmente acredito que é o que acontece com todos que tem a oportunidade de conhecer vocês!
Então por tudo isso, meu MUUUUUUUUITO OBRIGADO, e GRATIDÃO. Amo vocês!

Samuel Silva
Meu nome é Samuel, tenho 23 anos e estou na Cia Fênix há quase 3 anos.
Eu era uma pessoa extremamente tímida, mal conseguia conversar olhando diretamente para as pessoas. Decidi experimentar uma aula de teatro para ver se ajudava. Desde então, minha vida mudou completamente.
A começar pelo amplo conhecimento que a Cia me deu sobre diversos assuntos. Os ensinamentos passados nunca se limitavam aos palcos. Aprendi a olhar para mim mesmo, a ter mais consciência de quem eu sou e das coisas que estão ao meu alcance de mudança, e o quanto as opiniões e olhares alheios não devem nunca me afetar. Isso ajudou a me soltar mais, ser mais eu. E descobri que amo aparecer! Eu amo fazer as apresentações e, apesar de continuar tímido, agora tenho muito mais controle dos meus medos e consigo me desafiar a níveis cada vez maiores! Também tenho mais consciência de que nem tudo está ao meu alcance, e tento sempre tirar um aprendizado das coisas que dão errado.
O espaço seguro criado pela Cia foi muito acolhedor. Lá, consegui me abrir e ser eu mesmo pela primeira vez, e isso fez com que eu criasse uma amizade e carinho imenso por diversas pessoas.
Em 2020, com o inicio das restrições devido ao Covid, as aulas passaram a ser online e a qualidade foi excelente. Sempre tivemos esse conteúdo aos poucos durante as aulas presenciais, mas nesse período ele foi bem detalhado e aprofundado, e é muito bem desenvolvido para ser dinâmico e interativo, sendo uma oportunidade perfeita para quem deseja se especializar na área.

Nathália Vincentin
Sempre amei arte e cultura. Fiz aulas de dança, piano, coral, bordado, mas, aulas regulares de teatro eu ainda não tinha feito - e sempre quis muito! Até que encontrei a Cia Fênix e, além de me identificar muito com os colegas e professores (que se tornam grandes amigos), pude viver um turbilhão de emoções nas aulas, no palco e nas coxias. A experiência de desenvolvimento pessoal e, consequentemente, profissional por meio do teatro é única e algo que me apoia até mesmo nas minhas atividades diárias (mesmo em home office no momento!). Não tenha dúvida: escolher o caminho do desenvolvimento e conhecimento é sempre uma vitória. Obrigada, Cia Fênix!

Vinícius Catalano
Tinha 20 anos quando entrei na Cia Fênix.
Me ingressei com o intuito de "perder" a vergonha, conhecer o encanto artístico de perto e porque gostei demais dos integrantes, com todo carinho que envolvia essa Cia.
De cara percebi um forte acolhimento, no quesito emocional e também no quesito de aprendizado.
No entanto, me apaixonei!
A arte começou a agir com mais fluidez em minha vida, de uma forma mais natural, posso dizer que começou a se tornar rotina, na forma de olhar, de pensar, de agir.
Hoje tenho 24 anos e posso dizer que a Cia Fênix é um catalizador MUITO importante em minha vida. Com essa comunidade, pude perceber que consigo viver de arte e claro.. sempre com determinação e comprometimento.
Hoje só tenho agradecer a que a cia proporcionou e que agora mais do que nunca, me proporciona!

Fabiana Pincinato
A Cia Fênix trouxe muitos aprendizados e me ajudou a me comunicar de uma forma melhor, vencer alguns medos e inseguranças.
Além disso, foi o ponto de virada pra eu entender, que eu poderia sim viver da minha arte, que eu consigo sim fazer o que eu amo, mostrar pra todos e ainda ter sucesso.
Gratidão.

Marina Bragiato
A Companhia Fênix é, antes de tudo, o sentido pleno e puro da palavra poesia! É um tal de fazer sentir e fazer sentido capaz de instigar o artista em qualquer pessoa. Fazer parte da Fênix é ganhar novos amores, amizades, oportunidades, disciplina, conhecimento, ambição, sonhos (e a realização deles) e tantas outras coisas passíveis apenas de sentimento; coisas 'indizíveis'!! A Fenix é isso: a realização daquilo que ainda não tem nome, mas que a gente sente, pulsa e quer ❤️ Entrei como uma jovem aspirante à atriz e me tornei uma pessoa com mais ambição; crente do poder da disciplina, do estudo, da arte e da poesia! Ressalto tantas vezes as palavras ambição, disciplina e poesia porque, para mim, este é o tripé da minha caminhada nas artes e na vida; e os dois primeiros (a ambição e a disciplina) foi a Fênix que me ensinou e o terceiro (a poesia) ela me mostrou durante os ensaios, apresentações, conversas, conselhos e todas as demais partilhas. Sou grata por tantos aprendizados e delícias vividas nesta Cia.

Julia Restino
Comecei a fazer teatro com a Cia Fênix por hobby. Achava interessante e divertido fazer coisas que as pessoas não costumavam fazer (menina ballet e menino futebol). Mas fui me descobrindo dentro do teatro! Me soltei, tomei consciência do meu corpo, do que gosto, do que não gosto e do meu espaço e do espaço do outro. Depois fui tomando consciência de mim! Até mudei de área profissional!
E uma das coisas mais maravilhosas é que formei meu grupo de amigos que hoje considero família, nós ajudamos e estamos sempre juntos! Amo demais!
Dentro do teatro, a cada personagem você descobre vidas diferentes de você. Que um gesto diferente faz você ser outro personagem. E isso me fez ter visão do que o outro é, por que é.
E sempre uma coisa diferente, milhões de vidas dentro de cada conjunto de gesto.
Com a teoria desde o início, vendo cada tipo de teatro, cada tipo de tempo até chegar nos dias de hoje e colocando tudo em prática, é aí que está mágica do negócio!
Não me vejo mais sem! De forma alguma!

Nicolas Catalano
Estar na Cia fênix está sendo algo extraordinário. Ela transformou a minha vida em vários aspectos. E como mudou… Assim que comecei a escrever esse depoimento, eu nem sabia por onde começar, pois são vários pontos incríveis! Primeiramente, algo que sempre tenho como uma evolução pessoal muito forte, é a questão da timidez e expressão em público. Eu era tímido, tinha vergonha e não gostava tanto de aparecer. Hoje, me sinto muito mais confortável, seguro e com bastante vontade de me expressar, de mostrar algo que valha a pena às pessoas! Além disso, aprendi a enxergar a arte de uma forma diferente, tendo novos ângulos. Entendendo, diariamente, inúmeras faces dela: das mais simples às mais profundas. Hoje, graças a Cia Fênix, me sinto mais conectado com pessoas, com a vida… Aprendi noções que só o teatro pode ensinar. É curioso também entender/perceber que o teatro aumentou a empatia e entendimento sentimentais das pessoas que me cercam. Assim como eu consegui me aprofundar nas linguagens com o próximo, também consegui mergulhar mais em mim mesmo, graças às atuações e imersões nos personagens. Conheci lados novos meus, quais nunca imaginei que faziam parte de mim, descobertas fantásticas e aventuras únicas. O teatro na Cia Fênix é uma experiência contínua e completamente benéfica, me tornando quem sou hoje